728 x 90



Como declarar veículo no imposto de renda 2021

Como declarar veículo no imposto de renda 2021

Como declarar veículo no imposto de renda 2021

Quem tem um carro, moto ou qualquer outro veículo motorizado precisa informar essa propriedade na sua declaração de imposto de renda 2021. Neste caso, basta ir até a ficha de Bens e Direitos e clicar no código 21, que é referente a veículo automotor terrestre. Aeronaves precisam ser declaradas sob o código 22 e embarcações, sob o código 23.

No caso dos veículos automotores, preencha o Renavam no campo correspondente. Para aeronaves e embarcações há um campo para informar o Registro.

No campo “Discriminação”, informe detalhes como marca, modelo, placa e o ano de fabricação.

Veículos, assim como quaisquer outros bens, devem ser declarados sempre pelo seu custo de aquisição, e nunca atualizados pelo seu valor de mercado, seja este maior ou menor.

A única situação em que você pode aumentar o valor declarado do seu veículo é no caso de ter feito nele benfeitorias cujo pagamento possa ser comprovado, como a instalação de equipamentos extras ou "tunagem". Como no caso das reformas feitas em imóveis, benfeitorias feitas em veículos podem ter seu valor acrescido ao custo de aquisição do bem.

Assim, veículos já quitados e que já vinham aparecendo nas suas declarações anteriores devem ter o mesmo valor declarado, tanto no campo "Situação em 31/12/2019" como no campo "Situação em 31/12/2020", a menos que tenham sido feitas benfeitorias nele no ano passado.

Para repetir em 2020 o mesmo valor de 2019, basta clicar no botão "repetir". No caso de haver benfeitorias a declarar, basta somar seu valor ao custo de aquisição do veículo, na coluna referente a 2020.

Como declarar compra de veículo em 2020

Caso você tenha comprado um veículo em 2020, abra um novo item para ele na ficha de Bens e Direitos e informe seu número de registro, conforme eu descrevi acima. No campo "Discriminação", informe os dados do bem (marca, modelo, ano de fabricação, placa), o nome e CPF ou CNPJ do vendedor, além da forma de aquisição do veículo (se financiado ou não).

A “Situação em 31/12/2019” será zero. Se o veículo tiver sido pago à vista (e, portanto, estiver quitado), o custo total de aquisição deve ser informado no campo "Situação em 31/12/2020". No caso de veículos financiados, a forma de declarar é um pouco diferente, como veremos a seguir.

Fonte: sudinheiro.com

Como declarar veículo financiado no imposto de renda 2021

Caso você tenha financiado, deve informar na ficha de Bens e Direitos da declaração apenas os valores que foram pagos durante o ano, ou seja, o valor de entrada mais as prestações pagas.

Lembre-se de que as prestações incluem não só o valor do veículo em si, mas também os custos com o financiamento, como os juros e outros encargos.

A compra do veículo financiado não deve ser incluída na ficha de Dívidas e Ônus Reais. Esta ficha destina-se apenas a empréstimos que não têm o bem financiado como garantia. Quando há alienação fiduciária, como no caso dos financiamentos de veículos, a declaração é feita somente na ficha de Bens e Direitos.

Se o veículo financiado tiver sido adquirido antes de 2020, informe no campo “Situação em 31/12/2019” o valor declarado para esta data no ano anterior. No campo “Situação em 31/12/2020”, deve constar o valor informado no campo “Situação em 31/12/2019” acrescido das parcelas pagas em 2020.

Este processo deverá ser repetido ano a ano na declaração, até que o veículo esteja quitado ou seja vendido.

Fonte: www.seudinheiro.com