Nossa História

fundado em 29 de Abril de 1981

Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco e Base

Depois de atuar dois anos como Associação, foi fundado o Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco e Congonhas, em 29 de abril de 1981.

A base territorial da entidade abrange um conjunto de cerca de dez mil trabalhadores e, atualmente, conta com mais de três mil associados. Desde o início, o Sindicato tornou-se conhecido nacionalmente, devido às lutas empreendidas na base e à intensa participação no movimento sindicalista brasileiro. Participou da fundação do DIESAT - Departamento Intersindical de Estudos da Saúde e dos Ambientes de Trabalho – e do DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. Teve intensa atuação no Congresso Constituinte, quando chegou a ser escolhido como coordenador dos trabalhos realizados pelos sindicatos mineiros naquela Assembléia. Participamos da direção nacional da Força Sindical, central a qual estamos filiados. Participamos do Conselho Municipal de Saúde de Ouro Branco, do Conselho Estadual de Saúde do Trabalhador e integramos, representando a Força Sindical, a Comissão Nacional do Benzeno, órgão consultivo do Ministério da Saúde. Somos integrantes, ainda, da Comissão Municipal de Emprego de Ouro Branco.

Conquistas da atual diretoria