728 x 90



Falha no Itaú: o que se sabe sobre o problema que fez clientes verem erros em saques e depósitos

Falha no Itaú: o que se sabe sobre o problema que fez clientes verem erros em saques e depósitos

Nesta quinta-feira (3), clientes do banco Itaú reportaram inconsistência em seus extratos. Muitos correntistas reclamam de saques não identificados e informaram a entrada de dinheiro não especificado. Em vários casos, pagamentos feitos retornaram às contas dos clientes.

Em nota, o banco informou que o problema teve relação com um atraso no processamento de dados e não teve relação com quaisquer eventos externos.

Qual é o problema?

Clientes reclamaram que foram feitos saques não identificados – enquanto outros apontaram a entrada de dinheiro não especificado. Em vários casos, pagamentos feitos retornaram às contas dos clientes.

No início da tarde, correntistas também passaram a relatar dificuldades para acessar o aplicativo do banco. Também não foi possível acessar o site do banco.

Quais falhas são admitidas pelo banco?

O Itaú informou que a pane afetou a demonstração do extrato e o saldo de conta corrente.

O aplicativo saiu do ar?

Sim. O banco informou que seus canais digitais estão sendo liberados "gradativamente".

O que gerou o problema?

Segundo o banco, o problema está relacionado "com um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento destes."

O banco afirma, portanto, que a pane "não teve relação com quaisquer eventos externos" – ou seja, não ocorreu nenhum tipo de ataque.

Há previsão de restabelecimento?

Segundo o banco, os canais digitais estão sendo liberados "gradativamente". Os extratos e os saldos das contas correntes já estão atualizados com os valores "integralmente recompostos".

Todos os clientes enfrentam problemas?

Não. O banco disse que apenas parte dos correntistas foi afetada.

Meu dinheiro sumiu?

Não. Os saldos das contas correntes já foram restaurados pelo banco.

Fonte: https://g1.globo.com/