A funcionalidade provavelmente será ativada no segundo semestre

Desde seu anúncio, o PIX tornou-se um sucesso entre os brasileiros. A facilidade nas transferências de dinheiro sem qualquer tipo de taxa, em tempo real, é tudo o que o povo queria, e precisava. Contudo, quem utiliza a ferramenta deve ficar atento: haverá mudanças em sua funcionalidade. E quem fez o anúncio foi Fernando Haddad (PT), Ministro da Fazenda.

Segundo um estudo da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o PIX é a forma de pagamento mais usada no território nacional. É muito mais do que TEC, DOC ou até mesmo o saque.

Contudo, para se ter uma ideia, houve um aumento de 800% na quantidade de cidadãos que fizeram aproximadamente 30 transferências rápidas como essas por mês. Por isso, como você verá na matéria de hoje do Notícias Concursos, todas as mudanças que porventura acontecerem na modalidade atingirão boa parte as pessoas.

Parece que 2023 será um bom ano para o PIX. Além da funcionalidade crédito, outras provavelmente ficarão disponíveis também. O PIX automático impactará o débito em conta dos pagamentos recorrentes.

Além do mais, a transferência terá condições de ser feita por aproximação através da tecnologia NFC. As transações também poderão ser feitas entre as contas internacionais, com os países parceiros.

Há planos, em um futuro próximo, de que as transferências possam ser efetuadas de maneira offline. E, finalmente, estuda-se a possibilidade de colocar em prática o PIX garantido, uma forma de “parcelamento” das transações.

Quanto ao pedido de redução do limite, o banco deve atender imediatamente. Já, se a solicitação for de aumento de limite, ele deve receber autorização em um período entre 24h e 48h.

Período noturno

Os bancos poderão permitir que seus clientes personalizem o limite do horário noturno, desde que a alteração seja para a redução da margem. De modo geral, a mudança acontece entre as 20h e 6h, no entanto, será possível fazer a alteração para o horário das 22h e 6h.

PIX Saque e PIX Troco

Por fim, outra mudança está relacionada as modalidades do serviço, o Pix Saque e pelo Pix Troco. Por meio da mudança, foi alterado o valor limite para o resgate:

Durante o dia: passa de R$ 500 para R$ 3 mil;

Durante a noite: passa de R$ 100 para R$ 1 mil.

Fonte: noticiasconcursos.com.br