728 x 90



Imposto de Renda: 35 mil contribuintes são INVESTIGADOS por conta deste motivo Fonte FDR: https://fdr.com.br/2023/05/05/imposto-de-renda-35-mil-contribuintes-sao-investigados-por-conta-deste-motivo/

Imposto de Renda: 35 mil contribuintes são INVESTIGADOS por conta deste motivo Fonte FDR: https://fdr.com.br/2023/05/05/imposto-de-renda-35-mil-contribuintes-sao-investigados-por-conta-deste-motivo/

Nesta quinta, 4, a Secretaria da Receita Federal comunicou o início de uma operação que tem o objetivo de combater fraudes na declaração do Imposto de Renda. A operação está investigando uma grande quantidade de contribuintes por conta de um motivo em particular.

Nesta operação, a Receita investiga 35.230 contribuintes que teriam declarado falsas despesas com saúde. De acordo com o Fisco, o objetivo destas pessoas era reduzir o Imposto de Renda devido.

Fraudes no Imposto de Renda

A Receita informou que as investigações detectaram que estas pessoas declararam, nos exercícios de 2018 a 2022, cerca de R$ 350 milhões em gastos de saúde falsos. Ao menos, 472 profissionais liberais estariam envolvidos nestas irregularidades.

“Embora os profissionais tenham informado os recebimentos em suas próprias declarações, a comparação com outros dados fiscais, patrimoniais e financeiros levou a Receita a suspeitar que os pagamentos eram fictícios”, disse a Receita, segundo o g1.

Estes contribuintes e também os profissionais da saúde que estão sendo investigados serão intimados pela Receita Federal e deverão comprovar o pagamento e a prestação do serviço.

Mas o órgão explicou também, que, enquanto não forem intimados, é possível que eles mesmos façam a autorregularização  através da apresentação de declarações retificadoras.

“Caso não retifiquem as declarações, nem comprovem os pagamentos e a prestação dos serviços, os contribuintes estarão sujeitos ao pagamento do imposto acrescido de multa e juros, além de eventuais sanções penais e administrativas”, explicou o Fisco ao g1.

Casos de fraudes detectados pela Receita

Entre os casos detectados pelo órgão, está /05/imposto-de-renda-35-mil-contribuintes-sao-investigados-por-conta-deste-motivo/o de um fisioterapeuta do Mato Grosso que declarou em 2021 que recebeu R$ 4,4 milhões de clientes de sete estados diferentes.

Fonte: https://fdr.com.br/2023/05