OS PRINCIPAIS CUSTOS DE PRODUÇÃO DAS SIDERÚRGICAS

OS PRINCIPAIS CUSTOS DE PRODUÇÃO DAS SIDERÚRGICAS SÃO:

* CARVÃO E COQUE - * MINÉRIO DE FERRO - * LIGAS E NÍQUEL - * SUCATA DE AÇO

FATORES DA COMPETITIVIDADE DO AÇO BRASILEIRO NO MERCADO INTERNACIONAL
- LOGÍSTICA: AS PRINCIPAIS SIDERÚRGICAS ESTÃO LOCALIZADAS PRÓXIMAS DOS PORTOS DE EMBARQUE E PRÓXIMAS DAS MINAS DE MINÉRIO DE FERRO. ESSE COMPLEXO É TODO INTERLIGADO POR FERROVIAS ESPECIALIZADAS EM TRANSPORTE DE MINÉRIO E AÇO.
- REDUZIDO CUSTO DA MÃO -DE- OBRA, EM RELAÇÃO AOS OUTROS PAÍSES PRODUTORES.
- O MINÉRIO DE FERRO BRASILEIRO É ALTAMENTE COMPETITIVO INTERNACIONALMENTE, TEM ALTO TEOR DE FERRO E CUSTO REDUZIDO.
- A COMPETITIVIDADE É MAIOR PARA AS EMPRESAS QUE TÊM MAIOR EFICIÊNCIA PRODUTIVA E FORTE APOIO DE LOGÍSTICA.

Não são como as empresas falam, principalmente na época do acordo coletivo, que, justamente, é a hora de repor as perdas salariais de seus trabalhadores. As empresas, nesta época, sempre falam em crise e dificuldades financeiras, inviabilizando muitas vezes um Acordo Coletivo de Trabalho que venha contemplar a justa necessidade de seus trabalhadores.

Dissídio
Companheiros, muitos trabalhadores vem procurando o Sindicato para saber como esta o andamento do nosso processo de Dissídio Coletivo contra a Gerdau Ouro Branco.
Conforme amplamente divulgado, o Sindicato deu entrada no processo no início deste mês e, na semana passada, a Justiça solicitou do Sindicato que enviássemos mais documentos que a mesma julga necessário.
O Sindicato já está protocolando a documentação solicitada e aguardando o desdobramento da causa.
Muitos companheiros ainda tem dúvidas de como funciona um dissídio. Pois bem, a partir de hoje, já está em nosso site todos os ritos deste processo.
Leia matéria na íntegra em nosso site www.sindob.org.br.