ACIDENTES GERDAU OURO BRANCO

É um triste recorde mundial batido pela planta da Gerdau Ouro Branco: a morte de 10 trabalhadores em menos de um ano.

Quando se chega a um absurdo deste, todas as ideias são agregadas e aproveitadas.

A proposta que o Sindicato fez para a Gerdau, no sentido de formarmos uma comissão tripartite (Sindicato, Trabalhador e Empresa), ou seja, para analisarmos eventuais riscos e intervenção de alta complexidade na planta da empresa em manutenções preventivas, nem sequer foi discutida pela Gerdau.

Até as reuniões da Diretoria de Saúde, que o Sindicato mantinha com a Gerdau através de sua Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho e Recursos Humanos, para discutirem sobre as NRs 10, 12 e 13, não estão sendo realizadas há mais de 90 dias, ou seja, a empresa está vendendo a imagem de que a segurança do trabalho não existe mais, ficando todo o peso, a partir de agora, para a nova gestão da Cipa.

Vejamos as atribuições do Cipista:

a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;

b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;

c) participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho;

d) realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho, visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.

Como vimos acima, é de suma importância o trabalho do Cipista e, para a garantia da qualidade da boa execução do seu trabalho, a lei lhes outorga 2 anos de estabilidade, um ano durante o mandato e um após.
Levando em consideração que todos vocês cipistas poderão, em caso de omissão e ou submissão, serem responsabilizados criminalmente diante da Justiça por perdas e danos morais.
Companheiros, lutem pelo direito sagrado que Deus lhe deu. A vida!

Alie-se ao Sindicato, pois, só assim, nós teremos, TRABALHANDO JUNTOS, sucesso na prevenção da integridade física de todos os trabalhadores.

Diretoria.