ACORDO COLETIVO 2017/2018 - GERDAU OURO BRANCO UM GOLPE DE MESTRE DA EMPRESA!

Como todos viram, em nosso Boletim “O Tarugo” anterior, o nosso Sindicato solicitou uma reunião de mediação junto ao Ministério do Trabalho, para continuarmos com as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018.
A primeira reunião foi marcada para o dia 08, quarta-feira, mas, como dito em nosso boletim anterior, a planta da Gerdau, aqui em Ouro Branco, nem Relações Sindicais tem mais, por certo que os negociadores da empresa são de outros Estados, do Rio Grande do Sul e de São Paulo.
No dia 07, terça-feira, recebemos, da Sub-Gerência do Trabalho de Conselheiro Lafaiete, um ofício comunicando que a reunião marcada para o dia 08 teria sido cancelada a pedido da empresa, pois, o responsável pelas Relações Trabalhistas estaria viajando. Sendo assim, a reunião foi marcada para o dia 13, segunda-feira, às 13:30 horas.
Ou seja, um golpe de mestre da empresa, reiniciar as negociações assim que entrasse em vigor a nova Lei Trabalhista, valendo destacar que um dos itens da reforma prejudica enormemente os trabalhadores: as negociações deixam de valer após o prazo de validade, ou seja, dia 31 de outubro.
Todos os direitos, conquistas e garantias que os trabalhadores tinham deixam de ser válidas quando ultrapassar a validade das negociações, não podendo ser mais aplicada/imposta, até que a nova negociação ocorra.
Ou seja, companheiros, o negócio vai de mal a pior para nós, trabalhadores.
Estamos aguardando que, no dia 13, a empresa faça uma contraproposta para ser levada em assembleia, a fim de resolvermos este assunto o mais rápido possível.