ALERTA: esta regra afeta milhões de aposentados do INSS

Uma nova medida do INSS vai afetar milhões de beneficiários em todo o país. Veja que regra é essa e como ela pode influenciar sua vida.

Uma nova regra do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai afetar milhões de beneficiários em todo o país. O ministro da Previdência, Carlos Lupi, assinou, na terça-feira (24), uma portaria que regulamenta o novo modelo de prova de vida que será adotado pela autarquia.

A prova de vida é uma ferramenta usada pelo órgão para identificar quais beneficiários ainda estão vivos. Portanto, serve para determinar as aposentadorias que devem ser pagas e as que podem ser suspensas.

Até 2020 (antes da pandemia de Covid-19), a prova de vida do INSS era feita todos os anos pelos beneficiários. Então, era obrigatório comparecer em agências bancárias e da autarquia para comprovar que ainda estavam vivos e continuar recebendo o benefício.

Nos últimos anos, a realização da prova de vida estava suspensa devido ao isolamento social exigido para evitar a proliferação do coronavírus. Em 2023, haverá a primeira prova depois da pandemia.

INSS muda regra da prova de vida

De acordo com a portaria do INSS, a partir deste ano, a prova de vida não é mais obrigação do beneficiário, mas será feita pela própria autarquia. Para isso, o instituto deve fazer um cruzamento de dados com outros sistemas do governo.

A ideia é utilizar a tecnologia para facilitar a comprovação de que o aposentado está vivo e diminuir a necessidade de deslocamento para fazer a prova de vida. Isso porque muitas pessoas não têm condições de se mover até o local da comprovação.

As novas regras do INSS determinam que o órgão tem dez meses, contados a partir do aniversário do beneficiário, para fazer sua prova de vida cruzando dados do governo. Entretanto, se não for possível fazer essa confirmação, o cidadão terá o prazo de dois meses para se apresentar nos bancos ou no INSS.

Como vai funcionar

Para fazer a prova de vida, o INSS vai receber informações de outros órgãos do governo e comparar com os dados que já existem em seu próprio sistema. Assim, algumas das informações que serão consideradas são:

Acesso com selo ouro ao “Meu INSS” e a outros sistemas do governo que tenham certificação e controle;

Empréstimo consignado feito através de biometria;

Atendimentos presenciais no INSS;

Reconhecimento biométrico em órgãos parceiros;

Atendimento de perícia médica;

Atendimento no SUS ou em redes conveniadas;

Vacinação;

Emissão de CNH ou RG.

Empréstimo para aposentados do INSS

Se você está precisando de dinheiro extra para alcançar um objetivo ou até mesmo quitar uma dívida, saiba que existe um jeito simples e fácil de conseguir!

Por meio do Seu Empréstimo Digital, aposentados e pensionistas conseguem encontrar os maiores valores com as menores taxas de empréstimo consignado.

Fonte: seucreditodigital.com.br