INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTE - AÇÕES URGENTES

No dia 13 de junho recebemos um comunicado por parte da empresa Gerdau Ouro Branco a respeito de um lamentável acidente com vítima fatal, sendo a vítima o trabalhador Donizete Aldinei Lopes.
Criamos uma Comissão, em conjunto com a empresa, para investigarmos esse acidente.
Diversas reuniões foram feitas e não se chegou a uma conclusão final.
Diversos trabalhadores da Gerdau Ouro Branco estão nos cobrando para saber a que conclusão a Comissão chegou sobre as causas desse acidente fatal.
Esses trabalhadores, principalmente os envolvidos nessas áreas, estão nos fazendo denúncias graves.
As várias denúncias são de NÃO-CONFORMIDADES observadas em selos de água, idênticos ao que envolveu a trágica ocorrência com o companheiro.
Sabemos que, em toda usina de Ouro Branco, existem muitos selos de água, e de diversos modelos, por certo que todos estão praticamente sem manutenção. Temos informação que aproximadamente 20% destes equipamentos apresentam problemas sérios que exigem uma ação corretiva imediata, ISTO É: muitos componentes destes selos estão avariados/corroídos e precisam de manutenção sem demora/ urgente, além de desenhos desatualizados e até inexistentes. Ou seja, a tragédia pode ser repetida, porque está sendo anunciada por conta de problemas basicamente decorrentes de falta de manutenção preventiva.
Temos, ainda, outro problema mais grave: aproximadamente 14% destes selos apresentam problema de ALTURA DE COLUNA. E, isto é muito grave, pois podem provocar acidentes catastróficos em caso de rompimento de algum destes selos durante alguma manobra com os gases manipulados.
Existe um grave problema administrativo que entendemos ser causa destes acidentes. Além da falta de experiência do trabalhador no posto de trabalho, existe uma alta rotatividade tanto no posto de trabalho como, também, de demissões que não permite que o trabalhador adquira uma assimilação total e tenha conhecimento suficiente para execução de tarefas críticas.
E o sindicato exige que estes problema sejam corrigidos de forma imediata, tanto quanto pedimos aos trabalhadores para continuarem nos informando, para que possamos buscar soluções, podendo chegar até mesmo a denúncia destas situações aos
órgãos públicos.